sexta-feira, 28 de novembro de 2008

pela reforma urbana!
pelo direito à cidade!
Está escrito na Constituição que os Governos Federal, Estadual e Municipal devem garantir moradia a todos os cidadãos brasileiros.
Isso quer dizer que temos o direito de morar dignamente, com água, saneamento, eletricidade, trasnporte acessível e de qualidade, escola e posto de saúde. Enfim, temos o direito à cidade.
Mas milhões de brasileiros vivem sem teto ou em condições precárias de habitação. Faltam, no Brasil, 7 milhões de moradias, ao mesmo tempo em que 5 milhões de imóveis permanecem desocupados, por conta de interesses de especulação imobiliária.
Em Curitiba faltam 60 mil moradias, enquanto mais de 56 mil imóveis estão vazios. Essa é a dura realidade da “Capital ecológica”, que a propaganda da Prefeitura e dos grandes grupos imobiliários e construtores tenta esconder.
Esses dados mostram que nossa luta é justa, ao contraio do que dizem os programas sensacionalistas de rádio e TV, comprometidos com o poder político-econômico.
Este terreno de 170 mil m², cercado por barracos de lona é hoje o símbolo maior da desigualdade social e do descaso com a vida por parte das autoridades.
Vigiada por homens armados desde o violento despejo do dia 23 e Outubro, a área reivindicada pelo grupo Varuna/CR Almeida ficará manchada para sempre com o sangue de Celso Eidt, assassinado na noite de 5 de Novembro por pistoleiros encapuzados.
Os movimentos e pastorais sociais, os sindicatos e demais organizações populares reafirmam a solidariedade à luta das famílias acampadas e exigem a desapropriação do terreno para habitação de interesse social.
Não aceitamos que os interesses do grupo Varuna/CR Almeida e as decisões judiciais que colocam a propriedade privada acima da vida prevaleçam diante de tanta injustiça e desigualdade.
Exigimos que as autoridades e Ministério Público investiguem a origem de tal propriedade, que tem sido denunciada pelos movimentos de luta pela moradia como fruto de grilagem.

Coordenação dos Movimentos Sociais – CMS/PR
Assembléia Popular
Comitê pela Cidadania e Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais

Nenhum comentário: